Blog/Conteúdo de Marketing Digital

Transformação Digital – Sites institucionais, ecommerce e marketplaces

Transformação Digital - Sites institucionais, Ecommerce e MarketplacesEm nosso conteúdo de hoje, ainda dando sequência à história da transformação digital, iremos abordar sobre sites, seja ele de venda ou institucional e também sobre as plataformas de marketplaces. Além disso, também vamos pontuar como cada um impactou e beneficiou as empresas no universo online.

Para iniciar, vamos falar do surgimento dos registros de domínios, que sem eles não existiriam os sites. Um domínio nada mais é que o endereço de um site na internet, normalmente criado da composição do nome da sua empresa seguido de um sufixo padrão da internet, confira exemplos abaixo:

nome-da-minha-empresa.com.br

Você pode se deparar com uma infinidade de sites por ai com diferentes extensões no final, por exemplo: .com, .com.br, .com.ar, .fr e por aí vai. É através dela que é possível identificar de qual país o site pertence, cujo .br mostra que o domínio do site é no Brasil. Também existem outras extensões como .net .eng .org que abrangem outras categorias como engenharias, instituições governamentais e etc. Porém para fins comerciais as mais utilizadas são .net.br e .com.br

Atualmente existem mais de 14 bilhões de sites brasileiros ativos na internet, sendo que mais de 900 mil são de ecommerces, também conhecido como lojas onlines.

Os sites podem ser subdivididos das seguintes formas: institucionais e ecommerces.

Sites institucionais – se deseja que a sua empresa tenha uma presença online, apresentando a sua marca, produtos e serviços o que você precisa é de um site institucional. O mesmo tem como principal objetivo concentrar todas as informações importantes sobre a sua empresa e consequentemente, atrair clientes. É um dos primeiros canais que usuários procuram para se informar sobre a empresa, seguido de redes sociais e Google.

Muitos ainda possuem dúvidas se realmente é necessário ter um site, e você pode conferir em nosso blog um conteúdo onde falamos da importância de ter um site para o seu negócio e desenvolvido por uma empresa especializada como a DigiBlue, confira o conteúdo em nosso blog sobre “A importância de ter um site desenvolvido por uma empresa especializada”.

Mas de forma bastante resumida, os principais motivos para que você não deixe de ter um site institucional para sua empresa são:

  • Fortalecer a imagem da empresa;
  • Passar credibilidade;
  • Alcançar mais pessoas;
  • Disponibilizar informações;
  • Presença online;
  • Custo-benefício;
  • Melhorar a relação com o consumidor;
  • Coletar dados;
  • Segmentar os clientes.

Em plena era digital, estar presente na internet é o mínimo que você deve fazer pela sua empresa.

Confira abaixo alguns sites desenvolvidos por nós:

Transformação Digital - Sites institucionais desenvolvido pela DigiBlue para o cliente Feira da Borracha.

Transformação Digital - Sites institucionais desenvolvido pela DigiBlue para o cliente Essencial Móveis

Transformação Digital - Sites institucionais desenvolvido pela DigiBlue para o cliente Clínica CIM

Sites ecommerces ou lojas onlines – é uma modalidade de negócio em que todas as transações comerciais são totalmente realizadas de forma online, ou seja, desde a escolha do produto, endereço de entrega e pagamento, são feitos por meios digitais.

Mesmo não tendo registros oficiais, um dos primeiros ecommerces do Brasil foi a Book Net em 1995, seguido da Brasoftware em 1996. Atualmente existem diversas lojas onlines e que são grandes potências no Brasil e no mundo, veja a lista abaixo:

  • Mercado Livre;
  • Amazon Brasil;
  • Shoppe
  • Magazine Luiza
  • Americanas

Todas iniciaram suas atividades seguindo a proposta de lojas onlines e atualmente todas também atuam como marketplaces.

Um bom exemplo de sucesso que podemos usar aqui em termos de comparação, é entre Walmart e Amazon. A rede Walmart era uma das maiores do ramo varejista em números de lojas físicas, porém a mesma não conseguiu acompanhar o mercado digital no Brasil e a Amazon assumiu o posto.

Transformação Digital - ecommerce e marketplaces Dados comparativos entre Walmart vs Amazon

Mesmo a rede Walmart tendo um maior número de receita e lucro, o valor de mercado da Amazon já está na casa dos trilhões, tudo isso devido ao seu constante crescimento anualmente.

Aqui estamos falando de empresas consolidadas no mercado, mas o ecommerce é para todo tipo de empresa que deseja vender o seu produto online, confira um exemplo abaixo de um de nossos clientes:

Transformação Digital - ecommerce do cliente Dom Plastic administrado pela DigiBlue.

Por fim, porém não menos importante temos o mundo dos marketplaces, conforme citado anteriormente, diversos sites ecommerces também ampliaram os seus negócios para o marketplace.

Marketplaces – uma modalidade de comércio que vem ganhando bastante relevância no mercado online do Brasil. Explicando de forma bem simples e direta, o marketplace nada mais é que um lugar (online) com diversos produtos de diversos lojistas, como por exemplo: mercado livre, americanas, magalu e etc.

O conceito de Marketplace é antigo, pois, um shopping por exemplo segue o mesmo padrão, a diferença é que o shopping é um espaço físico, com centenas de lojas com diferentes produtos para você escolher e o que está tomando conta do mercado digital hoje, são as marketplaces virtuais.

De modo geral, a maior vantagem de vender o seu produto em marketplace é o poder de visibilidade que seu produto vai ter, pois o mesmo poderá ser disponibilizado em diferentes plataformas e em diferentes lojas. Diferentemente dos ecommerces, onde é apenas uma loja vendendo os produtos.

Se você está pensando em aderir o marketplace para o seu negócio, confira a lista abaixo dos marketplaces mais acessados do Brasil:

1 – Mercado Livre;

2 – Shopee;

3 – iFood;

4 – AliExpress;

5 – Americanas;

6 – Magazine Luiza;

7 – Shein;

8 – Amazon Brasil;

9 – Casas Bahia;

10 – Netshoes;

Mas não pense que entrar em um marketplace é uma tarefa simples, é preciso se atentar no planejamento de alguns itens como:

Estoque – a gestão do estoque precisa estar completamente organizada para não correr riscos de vender produtos e não tê-los em estoque.

Precificação – os custos operacionais devem ser levados em consideração, não é o mesmo em relação a loja física ou ecommerce.

Apresentação do produto – ter uma descrição completa do produto, com título, ficha técnica e fotos de qualidade é importantíssimo para atrair a atenção dos consumidores.

Com todas as definições citadas anteriormente, é possível compreender a importância de cada um dos itens, seja ele um site institucional, uma loja online ou um marketplace. E se você ficou interessado em ingressar em uma dessas opções, entre em contato conosco para lhe auxiliar neste negócio.

Continue nos acompanhando, nossa próxima e última postagem da série transformação digital será sobre as facilidades de pagamentos e o tão falado mundo do metaverso.

Autor: Digi Blue Marketing Digital

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

Rolar para cima

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a solicitação do orçamento.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp