Blog/Conteúdo de Marketing Digital

Transformação Digital – Google, Youtube e redes sociais

Transformação Digital - Google, Youtube e redes sociaisContinuando a nossa saga aqui no blog onde estamos abordando sobre a transformação digital, hoje vamos falar um pouco sobre duas plataformas e diversas redes sociais.

Para iniciar, vamos começar falando do Google, que dentre as plataformas e redes sociais que serão abordadas, foi a primeira a ser fundada.

Google – é uma empresa multinacional que foi fundada em 04 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin, na época eram dois estudantes de doutorado. A ideia inicial era criar um motor de busca que tornasse as informações disponíveis na internet e tudo começou em uma garagem, porém a partir de 1999 a empresa teve que se mudar pois já estava obtendo um grande crescimento.

Por volta de 2004, um funcionário do Google chamado Orkut Buyukkokten, criou uma rede social que tinha como objetivo criar discussões através de fóruns, compartilhar fotos e mensagens. A rede social Orkut foi um grande marco mundial.

O Google sempre foi uma empresa em busca de inovação e novidades e logo após o Orkut,a plataforma investiu em um serviço de email, atualmente conhecido como Gmail. Depois disso, vieram diversas outras funcionalidades e ferramentas em meados de 2005, como: Google Earth, Google Talk, Google Reader e Google Analytics.

Responsável pelo desenvolvimento de outras tecnologias e consumida por milhares de usuários e empresas, o Google possui hoje uma grande lista de serviços e produtos, conforme imagem abaixo:

Produtos e serviços para EMPRESAS

Produtos e serviços para TODOS

Se você pretende fazer uso de alguma das ferramentas disponibilizadas pelo Google, entre em contato com a DigiBlue, somos altamente qualificados para fazer o uso das mesmas.

 É importante ressaltar que o Google possui ferramentas gratuitas e ferramentas pagas.

Voltando ao nosso conteúdo de transformação digital, após o Google, surgiu uma plataforma que é a mais acessada no Brasil atualmente, o Youtube.

Youtube – o site foi lançado em 14 de fevereiro de 2005, após seu fundador Chad Hurley passou por algumas dificuldades para compartilhar de maneira eficaz um vídeo em um jantar com os amigos, foi onde nasceu a ideia de um serviço de upload e divulgação de vídeos.

O Youtube, logo após o seu lançamento ganhou bastante destaque, porém nos 4 primeiros meses o portal contava com apenas 20 vídeos, e foi exatamente o vigésimo vídeo que transformou a história do Youtube. Este vídeo era de dois garotos dublando um grande sucesso do grupo Backstreet Boys e foi o primeiro vídeo a viralizar. Graças a isso, o site começou a chamar atenção de usuários e marcas, mesmo na época ainda não oferecendo tecnologias de monetização (ganhar dinheiro com os vídeos).

O sucesso da plataforma foi tão grande que foi comprada pelo Google em outubro de 2006. Muitas pessoas hoje, principalmente os jovens, ao serem perguntados “o que querem ser quando crescer”, a maioria das respostas é: Youtuber/Influencer, onde a plataforma paga por visualizações e anúncios inseridos no vídeo. Quanto maior o sucesso, maior será a monetização, lembrando que a monetização é paga pelos anúncios que são mostrados aos usuários durante a exibição dos vídeos. Hoje existem dezenas de milhares de Influenciadores e Youtubers no Brasil e em diferentes segmentos como: culinária, comédia, esportes, automóveis e etc.

Um ponto importante de abordar é que por mais que ser youtuber ou influencer é um sonho dos jovens, isso não é uma regra, existem diversas pessoas de mais idade que aderiram a moda e hoje ganham a vida fazendo vídeos de áreas onde são capacitados.

Pegando o gancho dos vídeos que são assistidos diariamente pelas pessoas no mundo, agora vamos falar de algumas redes sociais, como surgiram e como são utilizadas nos dias de hoje.

Conforme mencionado anteriormente, o Orkut foi uma das primeiras redes sociais a se popularizar no Brasil e tinha como objetivo ajudar a criar e manter um relacionamento entre os membros. Porém em 2014 após longos anos de inovações e alcances gigantescos o Orkut chegou ao fim.

Nesse meio tempo, diversas outras redes sociais nasceram, entre elas o Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e etc. Confira abaixo um pouco da história de algumas delas:

Facebook – fundado em 2004, teve como objetivo configurar um espaço onde as pessoas poderiam entrar em contato umas com as outras, conhecer novas pessoas e compartilhar opiniões e fotos. A plataforma conta com mais de 2,9 bilhões de contas ativas no mundo. Atualmente possui uma infinidade de ferramentas para uso comercial e profissional, as mais comuns são: Facebook Ads, Facebook for Creators e Facebook Insights.

Se você está em busca de uma ferramenta para realizar campanhas, anúncios no seu Facebook ou Instagram, fazer uso do Facebook Ads é a escolha certa. Não sabe como fazer ou quer alguém para gerenciar isso para a sua empresa? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe clicando aqui.

Instagram – essa ferramenta foi lançada em 2010 por Kevin Systrom e também pelo brasileiro Mike Krieger. Se tornou um dos aplicativos mais promissores do mercado e 2 anos após o seu lançamento foi comprado pelo Facebook.

Atualmente é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e pode ser utilizada para diversos fins seja pessoal, profissional e comercial. A mesma possui as suas próprias formas de visualizar os insights e realizar impulsionamentos, porém por estar interligada ao Facebook, toda a gestão pode ser feita através do Facebook Ads.

Milhares de pessoas e empresas utilizam essa rede social como uma vitrine para o seu trabalho, ofertando produtos e serviços. É possível também realizar lives com milhares de pessoas, para a realização de um lançamento de um produto ou serviço por exemplo, mas não só isso, o Instagram possui diversas ferramentas como: Stories, Reels, Boomerang, IGTV, Instagram shopping, notificação push e muito mais.

Agora não podemos deixar de mencionar a rede social do momento, onde atraiu milhares de usuários nos últimos anos, o Tik Tok.

Tiktok – chegou ao Brasil em 2018, porém se popularizou em 2020. É uma plataforma dinâmica, acessível e abriu portas para que diversas pessoas produzissem vídeos curtos. Inclusive muitas pessoas enriqueceram através dessa rede social, onde alcançaram sucesso com seus vídeos. É uma rede social com uma proposta diferente do Instagram e Facebook, onde a maioria das pessoas acessam com a finalidade de se distraírem. Confira alguns dados abaixo:

Transformação Digital - redes sociais, Tik Tok

Aos poucos, marcas e empresas estão divulgando seus produtos e serviços no Tiktok e vem tendo uma aceitação positiva, segundo pesquisa realizada pela própria plataforma.

E aí, qual das redes sociais citadas a sua empresa possui? Ou será que você vai querer que a sua empresa fique apenas na rede corporativa, mais conhecida como LinkedIn.

LinkedIn – como dito anteriormente, essa rede social é exclusivamente voltada para a área profissional. Fundada em 2003, é a maior rede social profissional do mundo, com a mesma é possível procurar emprego, divulgar o seu perfil profissional com seus conhecimentos, formação e etc e também divulgar vagas de trabalho.

Quer deixar a sua empresa com mais visibilidade no mundo digital? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar a sua empresa a obter ainda mais sucesso.

Continue acompanhando nosso blog, em breve vamos trazer mais um conteúdo da transformação digital e como a mesma pode impactar na sua empresa.

Autor: Digi Blue Marketing Digital

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

Rolar para cima

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a solicitação do orçamento.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp