Blog/Conteúdo de Marketing Digital
Transformação Digital – O início de tudo.
A era digital não é mais uma coisa do futuro, a mesma já tomou conta do mundo e é a nossa realidade nos dias atuais. Para que possamos falar da evolução digital nos últimos anos, é preciso entender um pouco mais do que é a transformação digital.
De maneira bem resumida, a transformação digital é uma renovação de mentalidade que as empresas passam com o intuito de se modernizarem e consequentemente acompanhar os avanços tecnológicos, que estão em constante atualizações, ou seja, seu objetivo é fazer uso da tecnologia a serviço das empresas e sociedade.
A transformação digital traz consigo praticidade, rapidez e eficácia, contribuindo para: tornar comunicação mais assertiva e rápida, integrar setores, acessar informações completas, melhorar a interação com os clientes através de canais mais instantâneos, favorecer nas tomadas de decisão por meio do suporte com dados, análise de desempenho através de ferramentas de gestão e etc.
Mas não podemos falar da transformação digital sem abordar temas completamente coligados e que contribuíram bastante para a história da transformação digital, como por exemplo internet e dispositivos móveis. Confira abaixo o inicio e como foi a evolução desses itens:
Internet
No Brasil, a internet chegou por volta dos anos 80 que foi quando o país decidiu acompanhar os passos de algumas universidades americanas que utilizavam a internet para realizarem troca de dados. Aqui não foi diferente, o principal objetivo da internet era conectar as instituições de ensino.
Quando tudo iniciou, a usabilidade da internet não era boa, uma vez que todos os comandos tinham que ser realizados via código. Aos poucos a internet foi se ampliando até atingir todo o território brasileiro, e posteriormente foi melhorando consideravelmente a experiência do usuário com o surgimento do World Wide Web, mais conhecido como WWW que permite que os usuários acessem páginas em navegadores.
A comercialização da internet iniciou-se em dezembro de 1994, um projeto da Embratel permitiu acesso à internet através de linhas discadas. Para quem nunca ouviu falar sobre isso, a internet discada ou também conhecida como dial-up é uma conexão via telefonia fixa, onde o computador era ligado à web por meio de linha telefônica e um provedor.
Para muitos, a internet discada era a única opção, porém com o surgimento da internet banda larga a internet discada foi perdendo espaço no mercado. No conceito de banda larga, a conexão se dá ou por meio da rede ADLS (cabo coaxial) ou através de fibra óptica e a velocidade depende muito do plano contratado.
Outro marco importante na evolução da internet foi o surgimento da internet móvel, ou seja, quando aparelhos celulares também começaram a se conectar e navegar por páginas na web, evoluindo de conexões 1G, 2G, 3G, 4G e até o momento a 5G que é uma rede com propósito de expandir para o máximo de dispositivos possíveis como: automóveis, eletrodomésticos, telemedicina, agricultura e etc. Confira imagem abaixo:
Olhando para a imagem, é possível notar que houve uma grande evolução nos dispositivos móveis também, é isso que vamos abordar agora.
Dispositivos Móveis
O primeiro dispositivo móvel chegou ao mercado no ano de 1983, o mesmo foi produzido pela motorola e chamado de DynaTac 8000x, um equipamento robusto e que pesava cerca de 800g e com tamanho aproximado de 33 cm. A partir do ano de 1989 os aparelhos diminuíram e ganharam o tão famoso flip, com a proposta de ser um dispositivo móvel que cabe no bolso.
Já em 1994 o avanço foi grande, surgiram os celulares com as telas sensíveis ao toque, hoje mundialmente conhecidos como smartphones. Até então todos esses aparelhos não tinham conexão com a internet, foi então que em 1996 surgiu o Nokia 9000 communicator, o primeiro celular comercializado a acessar a internet.
Em 2001 surgiu um novo recurso, as câmeras. Já em 2007 uma marca começou a tomar conta do mercado, a tão famosa Apple lançou seu aparelho iPhone 2G. Meses após o lançamento, foram vendidas mais de 1 milhão de unidades.
E hoje em dia contamos com diversas marcas no mercado, disponibilizando aparelhos cada vez mais sofisticados e com inúmeras funcionalidades que conseguem suprir a necessidade de andarmos com uma câmera, uma agenda, calculadora, notebook e etc.
Mas a transformação digital não para por aqui, existem mais fatores que contribuíram para essa transformação e você poderá conferir em nossa próxima postagem.
Autor: Digi Blue Marketing Digital
Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.
Leia também: