Blog/Conteúdo de Marketing Digital

Erros que devem ser evitados na criação de sites

Para quem acredita que criação de site é uma tarefa simples, está enganado. Para o desenvolvimento de um site, é necessário saber o que pode/deve ser incluído e o que deve ser evitado.

Atualmente com diversas plataformas disponíveis para criação de sites grátis ou até mesmo por um preço “simbólico”, ficou muito fácil das empresas terem um site desenvolvido por funcionários, amigos ou até mesmo pelos próprios donos. O que poucos sabem é que criar sites não é apenas design, mas sim toda  estruturação e otimização, e é nisso que as pessoas pecam.

Lembre-se, seu concorrente pode estar com um site profissional, se destacando mais e tendo muito mais resultados.

Confira abaixo alguns erros comuns que devem ser evitados na criação de seu site:

Excesso de texto – com a correria do dia-a-dia, os usuários buscam por textos e informações com mais interatividade e velocidade. É necessário chamar a atenção das pessoas que estão navegando em seu site, e textos extensos não são uma boa alternativa para quem está criando um site.

Poluição visual – um site simples e objetivo é e sempre será a melhor opção. Utilizar muitas imagens, animações, vídeos, popups pode sobrecarregar seu site e deixá-lo com uma aparência pesada.

Lentidão – quer afastar os usuários do seu site? Então entregue-os um site que demore para carregar. Bem pior que textos gigantes é ter que ficar esperando o site carregar para que você encontre o que deseja.

Imagens inadequadas –  existem diversos formatos e resoluções de imagens e você não pode usar qualquer uma em seu site. A imagem ideal é aquela que possui dimensões compatíveis com o seu layout, transmite a ideia do conteúdo apresentado e qualidade compatível com diferentes velocidades de internet.

Combinação de cores – lembre-se que o seu site tem que agradar o seu consumidor final, no caso os usuários. Combine cores que não deixarão o site carregado e que encantará os olhos de quem estiver navegando.

Links quebrados – fazer com que os usuários naveguem para um link onde não está funcionando é frustrante. Realizar a verificação semanal ou mensal é super importante.

Erros de português – um erro aqui e outro ali às vezes é normal de acontecer, mas ter uma série de erros ortográficos com toda certeza expulsará o usuário do seu site.

Site não seguro –  ter o certificado SSL instalado é primordial, o mesmo autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada.

Erro 404 e outros – ao realizar manutenção no site e trocar algumas urls, retornará erros aos usuários que irão navegar pelas urls antigas, realizar o redirect 301 é extremamente importante principalmente para utilização de campanhas.

Falta de configurações básicas de SEO – uma tarefa importante para os sites é ter as configurações básicas de SEO, como h1, h2, h3…, meta description e outras importantes, melhorando o tráfego orgânico e a classificação de um site nas páginas de buscadores como o Google.

Não vincular com plataformas – existem algumas plataformas como Google Analytics, Tag Manager entre outros que são extremamente necessárias para conseguir gerenciar a indexação, tráfego e métricas do site.

Investir em uma agência de marketing digital é importante para que erros como os que foram citados não aconteçam na criação de seu site. Em momentos como esse, a experiência no mercado faz toda diferença. E aí, vamos juntos desenvolver ou melhorar o seu site?

Autor: Digi Blue Marketing Digital

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

Rolar para cima

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a solicitação do orçamento.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp