Blog/Conteúdo de Marketing Digital
Fazer um Site One Page ou site Multi Page?
Ter uma presença digital sólida é essencial para competir efetivamente em qualquer mercado, independentemente do setor. No entanto, muitas empresas enfrentam desafios ao iniciar um projeto para alcançar visibilidade online e ter um bom engajamento com resultados concretos.
Para isso, é necessário ter um site institucional que dê condições para os clientes conhecerem sua empresa e solicitarem um atendimento. Por tanto, o desenvolvimento de um site se torna uma ferramenta obrigatória e crucial.
Desenvolver um site otimizado que atenda a todos os requisitos de uma boa estratégia de Marketing Digital, é um processo que exige tempo e dedicação, e, muitas vezes, as agências de marketing digital não tem essa capacidade e buscam formas mais simples de desenvolver websites, e então, surgiu a tendência de site One Page.
Você sabe o que é um site One Page ?
Nós da Digiblue, agência de marketing especializada em alavancar suas vendas com as melhores estratégias, vamos ajudá-lo a esclarecer todas as dúvidas dessa ferramenta fundamental para sua empresa.
Atualmente a tendência são sites One Page, como o próprio nome já diz, significa “Uma Página”. Site de página única, onde todas as informações e conteúdo que a empresa deseja informar aos clientes estão em apenas uma página, e podem ser visualizadas através da rolagem do site.
Quais as vantagens do site One Page?
Menor custo: design único, torna o projeto de desenvolvimento com execução rápida, consequentemente, orçamento reduzido;
Velocidade de carregamento: por terem menos páginas acopladas e estrutura compacta, o tempo de carregamento se torna mais veloz;
Fácil navegação e absorção de conteúdo: não há necessidade de cliques em diferentes páginas, pois o acesso é imediato a todas as informações;
Conteúdo objetivo e direto: as informações e o conteúdo são precisos com facilidade de absorção informativa;
Funciona em todos os dispositivos: facilidade de otimização para todos os dispositivos, incluindo os móveis;
Fácil gerenciamento: facilidade de atualização e rapidez na manutenção exigindo pouco conhecimento técnico.
Apesar de tantas vantagens, é importante ficar atento aos prós e não fazer a escolha errada.
Quais as desvantagens do site One Page?
Informação e conteúdo limitados: restrição de espaço para fornecer informações detalhadas para os clientes;
Dificuldade na implementação de palavras-chave: dificuldade em segmentação de palavras-chave para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de buscas;
Falta de linkagem interna e estratégias de SEO reduzidas: quando o assunto é SEO, implementar uma estratégia de linkagem interna é essencial para criar autoridade entre as páginas de um site. É uma ação simples, mas que faz muita diferença em termos de otimização para rankeamento no Google. No caso de sites One Page trabalhar este impulsionamento não é possível, pois não tem como ser linkado;
Possível aumento da taxa de rejeição do site: somente uma página, o usuário não tem para onde ir após consumir o conteúdo disponível para ele. Desta forma, a taxa de rejeição quando alguém acessa uma única página e sai do site será maior, muitas vezes você não saberá se as pessoas estão deixando o seu site por este fator, ou se há algo que necessite de otimização;
Rankeamento SEO afetado: sem possibilidades de estratégias de linkbuilding e otimização de palavras-chave para alavancar o impulsionamento, pode impedir clientes em potencial de encontrarem seu site no Google e deixarem de escolher sua empresa entre as milhares de opções disponíveis na internet, consequentemente o rankeamento do seu site será afetado;
Menor quantidade de análises: o Google Analytics vai conseguir identificar apenas quem são os visitantes e por quanto tempo permaneceram na página, sem análise do conteúdo que os usuários interagem mais.
Vale a pena considerar todas as limitações de um site One Page e refletir se será capaz de entregar os resultados que a sua empresa busca.
Você sabe o que é um site Multi Page?
Já o site Multi Page, é composto por várias páginas interligadas, cada uma dedicada a uma seção específica, o que permite a organização mais detalhada do conteúdo e navegação mais tradicional. Com isso, o site institucional Multi Page possui diversos pontos positivos.
Quais as vantagens do Multi Page?
Proporciona flexibilidade de conteúdo: informações e conteúdos mais detalhados para melhor conhecimento do cliente;
Melhor configuração de SEO: maior potencial para segmentar palavras-chave específicas e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca;
Alto potencial de palavras-chave: aumenta a visibilidade da empresa;
Páginas por tópicos e produtos: divisão organizada dos produtos da sua empresa;
Melhoras ilimitadas no desempenho: pode adicionar quantas páginas quiser e expandir a navegação de acordo com sua preferência;
Quais as desvantagens do Multi Page ?
Navegação pode ser um pouco mais complexa: cliques em diferentes páginas para acessar informações específicas;
Possível carregamento mais lento: mais páginas e conteúdo, os sites Multi Page podem ter um tempo de carregamento mais longo.
É importante conhecer e avaliar as vantagens e as desvantagens de cada tipo de site, e escolher a melhor estratégia para impulsionar sua empresa de acordo com o objetivo e público-alvo, mas lembre-se da importância do destaque digital para alavancar suas vendas com o tráfego pago e ter o sucesso dos seus sonhos.
Seu concorrente está a um clique de você!
Entre em contato com a Digi Blue hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Autor: Digi Blue Marketing Digital
Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe Digi Blue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.
Leia também: