Blog/Conteúdo de Marketing Digital
Metaverso – Como essa tecnologia pode afetar o mercado
Provavelmente você já deve ter visto ou ouvido falar em metaverso e hoje iremos explicar o que é e como isso pode influenciar o mercado.
A palavra metaverso é uma junção do prefixo “meta” (além) e universo, esse conceito combina a realidade aumentada e os ambientes virtuais, oferecendo experiências influenciadas pelo mundo real em um espaço virtual, onde será possível aprender, colaborar e interagir inserindo-se em mundos virtuais. Essas interações se darão por meio de óculos de realidade virtual, equipados com sensores e fones de ouvido possibilitando a interação com avatares 3D e hologramas.
Trazendo esse conceito do metaverso para o mercado de lojas virtuais, você já se perguntou como seria o impacto, quais as vantagens e desvantagens do metaverso? A principal mudança com o metaverso será no quesito experiência de compra, revolucionando a forma como os produtos serão vendidos, o que poderá agregar mais valor à marca. Uma das poucas questões que não sofrerá alteração é a parte de logística.
Veja abaixo como basicamente funcionará alguns conceitos:
Métodos de compra metaverso – o foco será permitir que o cliente consiga acessar em tempo real os produtos que deseja comprar. Tudo isso através de um óculos de realidade mista (que mescla a realidade virtual com a realidade aumentada).
Aquisição – será necessário o uso de blockchain e criptomoedas para realizar a aquisição, sendo possível vender versões virtuais e receber em troca, dinheiro real.
Omnichannel – é mais um conceito dentro do metaverso, que integra vários canais de vendas, sendo ele físico e/ou virtuais. O que tudo indica é que as lojas físicas serão apenas um espaço para que o cliente possa entrar nas lojas digitais de forma tridimensional.
Alguns gatilhos são ativados na cabeça de muitas pessoas com esse novo conceito, e muitos se perguntam quais serão as vantagens e desvantagens de aderir ao metaverso, veja as principais abaixo:
Vantagens do metaverso
- O atendimento pode ser humanizado e em tempo real, através de avatares de realidade virtual, atendendo os clientes de maneira mais rápida e consequentemente solucionar as necessidades dos clientes;
- Vendas muito mais eficientes;
- Melhor interação com os consumidores;
- Trabalho home office, os funcionários poderão atuar dentro de suas residências.
Desvantagens do metaverso
- Infraestrutura tecnológica alta;
- Óculos virtual não acessível para boa parte da população;
- Conexão 5g, ainda será necessário esperar a disponibilidade para comportar muitos usuários simultaneamente.
Esse conceito de metaverso vem ganhando cada vez mais força e poderá se tornar em uma realidade, principalmente no mundo dos e-commerces, onde muitos usuários reclamam da interação e contato entre pessoas reais, uma vez que muitos atendimentos acontecem de forma automática, gerando uma insatisfação com problemas não resolvidos e respostas vazias.
Se você é um empreendedor, seja de pequeno, médio ou grande porte, atente-se a essa tendência, mesmo que não seja a realidade de hoje. E é claro, conte com a Digi Blue para ajudar o seu negócio.
Autor: Digi Blue Marketing Digital
Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.
Leia também: