Blog/Conteúdo de Marketing Digital

O futuro do marketing digital sem cookies de terceiros

Algumas empresas estão ficando preocupadas com a notícia do fim dos cookies de terceiros, isso acontecerá provavelmente em 2024 e poderá impactar e muito no marketing digital, afinal através da disponibilidade do grande volume de dados disponíveis, é possível criar, otimizar e segmentar campanhas. Porém, houve muitos questionamentos relacionados à privacidade dos usuários/consumidores.

O futuro do marketing digital sem cookies de terceiros

 

Através de uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Boston Consulting Group, mostrou que dois terços dos usuários/consumidores querem ver anúncios relevantes, mas muitos se sentem desconfortáveis em saberem que seus dados serão utilizados para essa personalização. Este mesmo estudo apontou que 64% dos usuários/consumidores falaram que não confiam na proteção dos seus dados pessoais e na privacidade online.

Essa questão foi tão relevante que um dos navegadores mais utilizados no mundo, o Google Chrome, já anunciou o fim dos cookies de terceiros. Essa decisão ajuda para a proteção dos dados pessoais, porém conforme dito anteriormente, afeta diretamente nas estratégias de marketing digital.

Agora vem o maior questionamento de todos, o que será do marketing digital sem os cookies e como ele afetará para os anunciantes, usuários e para o Google? Confira abaixo:

Anunciantes – se acreditam que o fim dos cookies será o fim das publicidades online, estão enganados. Porém, essa mudança trará impactos significativos como por exemplo, a baixa de dados de usuários disponíveis.

Usuários –  com o fim dos cookies, os usuários poderão se sentir mais seguros perante ao seus dados enquanto navegam pela internet. Mas, isso pode resultar em uma experiência de navegação menos relevante e personalizada para os seus interesses, pelo menos até que a indústria de marketing digital se adapte com essa transformação.

Google – conforme foi falado anteriormente, o Google já anunciou o fim dos cookies de terceiros, mas eles já sabem que isso os afetará, pois, toda a personalização e otimização da experiência de busca do usuário, faz uso de cookies.

Tendo em vista todo esse cenário que estará em vigor em um futuro próximo, uma alternativa seria coletar os dados diretamente com os consumidores, explorando outros mecanismos de coleta de dados, tais como: pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, enquetes nas redes sociais e etc. Desta maneira você irá construir uma relação direta e sem comprometer a proteção dos dados dos usuários/consumidores.

Estamos em constante mudança e evolução o tempo todo e de forma muito rápida, estamos na era do “aceleramento digital” onde as pessoas querem consumir conteúdos rápidos e objetivos, as crianças são chamadas de “nativos digitais”. Portanto, sempre virão mudanças em cima de mudanças e transformações, para empresas como a Digi Blue isso é uma coisa normal do sistema e não deveria assustar.

Quando a Apple lançou e fez a atualização do iOS 14 em 2020, gerou um impacto nas grandes plataformas, pois a Apple exigiu que seus aplicativos na App Store enviassem notificações aos usuários para rastrear as atividades e se caso a mesma não fosse permitida, a coleta de informações e compartilhamentos de alguns dados seria proibida. O Facebook foi uma das plataformas que fez campanha contra, já o Google arrumou uma maneira de captar essas informações.

A questão de fato é que nem o próprio usuário se preocupa com seus dados e informações, a grande maioria aceita os termos e políticas das plataformas online sem ao menos ler um parágrafo. Esses termos e políticas são o que chamamos de contratos de adesão ou unilateral, pois ou você aceita ou não terá o serviço da mesma, então a maioria nem se preocupa em ler, e nesses termos consta uma cláusula que a plataforma pode utilizar de suas informações, cookies e outros dados.

O Google mesmo, criou o Google Analytics GA4, uma ferramenta já otimizada para a nova era sem os cookies de terceiros.

Portanto, é muito importante as empresas terem parceiras como a Digi Blue, que está sempre atualizada e oferecendo o que há de mais moderno em termos de estratégias de marketing digital.

Autor: Digi Blue Marketing Digital

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

Rolar para cima

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a solicitação do orçamento.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp